22 outubro, 2006

DECLARAÇÃO DO P-SOL E PSTU EM MINAS SOBRE O SEGUNDO TURNO DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

O lançamento da candidatura de Heloísa Helena e a conformação da Frente de Esquerda, envolvendo o P-SOL, PSTU, PCB e PCR, se deu pela convicção destes partidos socialistas de que se fazia necessária ao povo brasileiro a possibilidade de uma alternativa eleitoral às candidaturas neoliberais do PSDB e PT. Apesar das tremendas dificuldades materiais da campanha e do brutal bloqueio da mídia burguesa, quase 7 milhões de brasileiros optaram por nossa candidata e nosso programa. Nossa campanha foi uma tentativa de esclarecimento ao eleitorado que o Brasil necessita de um governo que enfrente os interesses do capital imperialista e afirme a soberania de um projeto de desenvolvimento social; que obrigue as classes proprietárias a arcarem com os custos de um programa de erradicação de miséria e da pobreza em nosso país; que faça de fato a reforma agrária e não deixe uma única família camponesa fora da terra; que amplie ao máximo os mecanismos de controle social sobre as instituições públicas, para assegurar ao povo os direitos que a democracia dos ricos em nosso país teima em cercear.

Não fomos eleitos e o resultado final da votação colocou em disputa no próximo dia 29 os dois candidatos representantes do mesmo programa neoliberal e anti-popular que há doze anos ininterruptos atacam sem vacilar a dignidade de um povo e suas perspectivas de uma existência feliz e solidária.

Pelo que representou essa experiência prática de governo, por seus programas eleitorais apresentados no primeiro turno, por suas declarações e participação em debates, pelas alianças que aglutinaram em torno de si para o segundo turno nenhum dos dois pretendentes à presidência pode merecer a confiança do povo. Vença quem vencer, se sentirão livres desde o primeiro dia de seu governo para aplicar as medidas que os seus patrocinadores (banqueiros e especuladores, grandes magnatas da indústria e do agro-negócio, caciques regionais opressores do povo, lobistas e sanguessugas incrustados já no aparato do estado ou em conexão com o mesmo) esperam deles. Apoiando-se no resultado das urnas, completarão as reformas liberais que já iniciaram, cortando mais direitos previdenciários, trabalhistas e sindicais; priorizando recursos do orçamento público para pagamento da pretensa dívida aos especuladores; privatizando de variadas formas ainda o que resta da capacidade de intervenção estatal no domínio econômico que assegurasse o bem-estar do povo contra os privilégios do capital; orientando a política econômica para a prioridade às exportações em detrimento de um plano de investimento e consumo internos; beneficiando o agro-negócio contra a pequena propriedade, o superlucro dos monopólios contra o emprego, o festim do lucro fácil contra o meio-ambiente, o capital contra o salário. Ao povo, quando começar a vivenciar mais esse capítulo da dominação do capital neoliberal e globalitário, restará a frustração de um voto não correspondido. Mas também manifestará um desejo de luta.

Apoiar esse espírito de resistência é a que se devotarão o PSTU e o P-SOL, fortalecendo, para tanto, juntamente com as demais forças comunistas e socialistas, o instrumento político e social da Frente de Esquerda criado nessas eleições.

Somos oposição ao governo de Lula da Silva ou ao de Geraldo Alckmin para construir, junto à classe trabalhadora, aos movimentos sociais, a todos os segmentos sociais espoliados pela política do próximo governo neoliberal, um movimento capaz de despertar no povo a consciência do enorme potencial revolucionário de mudança que está adormecido dentre dele e que é o único fator de um Brasil para os brasileiros, livre e digno, um Brasil socialista.

Nem Lula, nem Alckmin: no segundo turno digitar 16 ou 50 e confirmar.

Belo Horizonte, 16 de outubro de 2006

Partido Socialismo e Liberdade

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado

Vanessa Portugal – candidata ao governo de Minas pela Frente de Esquerda Socialista

Maria da Consolação Rocha – candidata ao senado pela Frente de Esquerda Socialista






Reggae e Socialismo: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=12329912

Voto Helo?sa Helena - Sergipe: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=12329912

Fotolog: http://ubbibr.fotolog.com/mgabriel/

Nenhum comentário: