07 julho, 2006

O BRASIL PERDEU A COPA... E A UFS A DEMOCRACIA

Nessa última semana, enquanto muitos estudantes ainda lamentavam a derrota da seleção brasileira, poucos sabiam o que acontecia no ambiente universitário. Mais uma vez, a atual gestão do DCE mostrou-se autoritária
Pensar a democracia tornou-se, no nosso século, uma questão vital para todos/todas aqueles que se interessam pela construção de uma sociedade livre e justa. Em uma sociedade verdadeiramente democrática, as decisões referentes ao conjunto da coletividade devem ser tomadas mediante a livre confrontação de opiniões.
É lamentável, pois, que a atual direção do DCE / UFS não tenha buscado incentivar o envolvimento dos estudantes com a vida política da nossa universidade. De modo contrário, tomou várias decisões em nome dos / das estudantes sem antes ouvi-los em espaços como Assembléias. Durante o ano e oito meses da atual gestão, o DCE nunca fez nenhuma Assembléia Geral Universitária, o que se torna ainda mais grave se considerarmos o conturbado e polêmico período recentemente vivido pela universidade: greve de 4 meses e Reforma Universitária discussões fundamentais a serem levadas aos estudantes. Alem disso, quase não convocou CEB (Conselho das Entidades de Base), espaço soberano das entidades estudantis (os Centros e Diretórios Acadêmicos de cada curso), e descumpriu as deliberações dos raros CEB’s que ocorreram.
O CEB do dia 03/07 foi, sem dúvida, um dos mais tensos e controversos da história recente do movimento estudantil da UFS. A tensão se fez presente devido à má condução do espaço por parte do DCE que, de maneira autoritária, impôs sua lógica sobre as decisões a serem tomadas pela maioria dos estudantes presentes. É preciso esclarecer, nos seus pormenores, o que de fato gerou essa confusão.
Não podemos ser omissos, concordando com atitudes autoritárias que impedem os estudantes de se pronunciarem, apresentarem suas propostas para todos/todas. Arbitrariedades como cortar o microfone, passar por cima da troca de idéias são atitudes típicas de desrespeito à soberania dos/das estudantes em seus espaços de participação. Acontecimentos como esse provocam revolta e indignação diante de quem se preocupa com o respeito ao espaço democrático.
Por isso, estamos hoje enterrando a democracia que o DCE assassinou. Convidamos todos e todas ao luto pela perda de uma das maiores conquistas da sociedade. E que ZIDANE a democracia!!!!

CASR / DALIGEO / DALCS / DACS / CAEF / CALB / CAL / CALEA


Reggae e Socialismo: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=12329912

Voto Heloísa Helena - Sergipe: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=12329912

Fotolog: http://ubbibr.fotolog.com/mgabriel/

Nenhum comentário: